Formação Continuada de Avaliação Diagnóstica e Formativa
Carga horária: 120 horas
Prazo de utilização: 8 meses
CARGA HORÁRIA: 120h
MODALIDADE: Híbrida
PERÍODO: abril a novembro
PÚBLICO ALVO: Gestores, Coordenadores, professores e equipe técnica da SEMED.
1. EMENTA
(1) Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
(2) Avaliação diagnóstica
(3) Avaliação formativa
(4) Avaliação somativa
(5) Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
(6) Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula
(7) Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos estudantes;
(8) Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação
(9) Os sistemas de avaliação da educação básica: IDEB e Censo Escolar
(10) O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
(11) Os sistemas de avaliação da educação básica: SAEB
- Ementa do Curso
- Concepções sobre a Avaliação Escolar
- A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
- A NEGAÇÃO DO DIREITO À DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
- Para uma teoria da avaliação formativa
- Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa
- Qualidade negociada: Avaliação e contrarregulação na escola pública
- Avaliação na aprendizagem e a questão das representações sociais
- Introdução às modalidades de avaliação: (diagnóstica, formativa e somativa)
- Avaliação diagnóstica
- Avaliação formativa
- Avaliação somativa