
Formação Continuada de Avaliação Diagnóstica e Formativa
Carga horária: 120 horas
Prazo de utilização: 8 meses
CARGA HORÁRIA: 120h
MODALIDADE: Híbrida
PERÍODO: abril a novembro
PÚBLICO ALVO: Gestores, Coordenadores, professores e equipe técnica da SEMED.
1. EMENTA
(1) Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
(2) Avaliação diagnóstica
(3) Avaliação formativa
(4) Avaliação somativa
(5) Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
(6) Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula
(7) Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos estudantes;
(8) Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação
(9) Os sistemas de avaliação da educação básica: IDEB e Censo Escolar
(10) O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
(11) Os sistemas de avaliação da educação básica: SAEB
- Aula 1: Ementa do Curso
- Aula 2: Introdução às modalidades de avaliação: (diagnóstica, formativa e somativa)
- Aula 3: Concepções sobre a Avaliação Escolar
- Aula 4: Avaliação diagnóstica
- Aula 5: A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
- Aula 6: Avaliação formativa
- Aula 7: A NEGAÇÃO DO DIREITO À DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
- Aula 8: Avaliação somativa
- Aula 9: Para uma teoria da avaliação formativa
- Aula 10: Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa
- Aula 11: Qualidade negociada: Avaliação e contrarregulação na escola pública
- Aula 12: Avaliação na aprendizagem e a questão das representações sociais